Dreamcast

http://www.gamelemon.com/glblog/glwpress/wp-content/uploads/2009/09/dreamcast.png

Emuladores de Dreamcast:Aqui


O SEGA Dreancast ("Black Belt", "Dural" e "Katana" durante seu desenvolvimento) foi o sucessor do SEGA Saturn e também o último console lançado pela SEGA.

Criado tecnicamente para bater o Playstation da Sony e o Nintendo 64, tinha como objetivo recuperar o mercado de consoles como um sistema de sexta geração. Mesmo tendo sido considerado "a frente do seu tempo" (lançado 15 meses antes do Playstation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), a SEGA falhou, o console não tinha força suficiente antes do Playstation 2. Esse foi o último console produzido pela SEGA, e desde então, tem focado o desenvolvimento de softwares para outras plataformas.
História

O desenvolvimento do Dreamcast iniciou-se pela produção de dois projetos diferentes: O projeto "Black Belt" foi desenvolvido pela SEGA americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto que a SEGA Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e Hitachi. O Dural acabou sendo escolhido, o que levou o time de desenvolvedores do Black Belt a se desligar da SEGA. Mais tarde o projeto Dural foi renomeado para Katana, até receber seu nome final Dreamcast.

O lançamento do Dreancast ocorreu em 27/11/1998 no Japão sendo um sucesso, foram vendidos 150.000 unidades em apenas um dia. Nos EUA foram vendidos 550.000 consoles apenas no dia de seu lançamento em 9/9/1999. No Brasil foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.

Várias empresas desenvolveram para o Dreamcast. A Macrosoft, por exemplo, criou um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE, possibilitando portar jogos de PC para o console de forma rápida e fácil.

Em janeiro de 2001 a SEGA anunciou que começaria a desenvolver jogos para outras plataformas disponíveis no mercado e o Dreamcast descontinuado. A forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado as baixas vendas no mercado japonês ajudaram nessa decisão. Isso resultou no cancelamento de vários jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas.

Hoje em dia existe uma forte comunidade de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast. Utilizando um Kit de Desenvolvimento (caseiro também), chamado de KallistiOS, estão sendo desenvolvidos diversos jogos, emuladores e aplicações que fazem o console sobreviver até os nossos dias.
Caracteristicas

O Dreamcast vinha equipado com um modem, permitindo acesso à internet por meio de um navegador próprio. Vários jogos permitiam partidas online. No Japão foram lançados jogos que possibilitavam conexão com servidores, permitindo partidas online em redes específicas criadas para aqueles jogos. Ainda no Japão, vários serviços foram criados, como vídeo conferência, download de músicas para karaokê, através do navegador era possível conversar via Internet utilizando um microfone conectado ao controle do videogame.

O Dreamcast utiliza um formato especial de CD-ROM desenvolvido pela Yamaha especialmente para a SEGA, o GD-ROM (capacidade máx. 1,2 GB). A princípio esse formato parecia a prova de pirataria, em 2000 um grupo chamado de Utopia disponibilizou um CD de boot, que permitia que o Dreamcast executasse jogos rodando em CD-R. Isso só foi possível pois o Dreamcast também suporta o formato Mil-CD, um CD-R nesse formato pode ser executado no console sem nenhum problema, bastando-se utilizar o "CD de boot".
Acessórios

* Dreameye: dispositivo para vídeo conferência via Internet, grava pequenos vídeos e tira fotos também. Lançado somente no Japão
* Light Gun: Arma compatível com VMU e Jump Pack, para jogos de tiro no estilo "The House of The Dead 2"
* VGA Box: Acessório que permilte conectar o Dreamcast em um monitor de PC. A imagem fica mais nítida, graças ao modo Progressive Scan dos monitores e a sua maior resolução.
* Zip Drive: A SEGA pretendia fazer acordo com a Iomega para que ela desenvolvesse uma interface capaz de conectar seus Zip Drives ao Dreamcast, assim seria possível gravar dados da Internet ou dos jogos do console em discos de 100 MB, mas a idéia acabou sendo seguidamente adiada, e terminou com o fim do Dreamcast em 2001.
* Dreamcast Arcade Stick: controle do tipo arcade.
* Jump Pack/PuruPuru Pack: dispositivo que conectado ao controle, emite vibrações em consequência dos eventos dos jogos.
* Broadband Adapter: adaptador de banda larga, dispositivo que pode ser conectado no lugar do modem, permitindo a conexão com ADSL e LAN em alguns jogos e algumas versões do navegador para Internet.
* Controle Dance Dance Revolution: tapete para jogos de dança (produto oficial lançado pela Konami).
* Visual Memry Unit/Visual Memory System (VMU/VMS): dispositivo de armazenamento que se conectava ao controle, utilizado para salvar informações dos jogos. Possui uma tela monocromática e botões de operação para que seja possível a execução de jogos simples (desenvolvidos especialmente para ele) e o gerenciamento das informações armazenadas. Pode-se efetuar a conexão entre dois para a troca de informações. Contém 200 blocos (1 Megabyte).
* Dreamcast Mouse: dispositivo apontador utilizado em alguns jogos.
* Dreamcast Keyboard: teclado usado em alguns jogos e no navegador para Internet.
* Dreamcast Fishing Rod: vara de pescar utilizado em jogos de pescaria.
* Controle Densha De Go!: controle para simulador de trens.
* Controle Pop N' Music: controle para o jogo Pop N' Music (produto oficial lançado pela Konami).
* Dreamkara: dispositivo para karaokê. Permite a conexão de microfones e o download de músicas dos servidores da SEGA. Lançado somente no Japão.

Jogos mais Vendidos
Lista divulgada em 2004

1. NBA 2K
2. Mortal Kombat Gold
3. Blue Stinger
4. Monaco Grand Prix
5. Tomb Raider: The Last Revelation
6. The King of Fighters Dream Match '99
7. Hydro Thunder
8. Resident Evil Code: Veronica
9. Virtua Striker 2
10. SEGA Rally II

Especificações Técnicas

* Processador: Hitachi SuperH4 a 200Mhz.
* Memória: 26 Megabytes (16MB de memória principal, 8MB para vídeo e 2MB para som).
* Áudio: Processador de som Yamaha de 64 canais (45MHz).
* Gráficos: NEC PowerVR Series II, 100MHz e 8MB de memória, capacidade de 6,1 milhões de polígonos/segundo).
* Drive de CD-ROM: Yamaha 12x GD-ROM drive.
* Portas: 4 portas para controles, uma serial e uma de expansão.
* Comunicação: Modem (EUA/Japão: 56Kbps, Europa: 33.6Kbps, vendido separadamente em alguns países).
* Peso: 1,9 kg.

4 comentários:

Foi o melhor console, inclusive pode-se dizer que em termos de facilidade de jogar muito superior aos Playstations da vida, infelizmente a SONY tem uma forte referência em tecnologia, creio que eles deveriam ter pelo menos lançado um segundo modelo, com dvd, apesar de jogos gravados em CD, a qualidade dele ja se comparava a penultima versão de play 2, eu e milhares de pessoas ficamos orfãs deste console perfeito.

eu adoro esse video game foi um dos melhores pena q n continuo queria q tivesse ainda até hoje gostava muito de jogar sonic adventure 1 e 2 ficava o dia inteiro jogano

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Conte o que vc achou sobre o emulador(Bugs, duvidas, configurações...), é rapidinho ;)


***ATENÇÃO***
Não serão aceitos comentarios com:

* Palavras ofensivos.
* Spams.
* Textos em caixa-alta.
* Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
* Comentários duplicados.