Mega Drive

http://rpglair.files.wordpress.com/2009/05/mgu311.jpg


Emuladores de Mega Drive:Aqui



Produzido pela SEGA, o Mega Drive, tembém conhecido como Genesis (nos EUA) é um console da geração de 16 bits que concorria diretamente com o Super Nintendo. Fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento da nova geração de consoles de 32 bits como o Playstation.

De todos os jogos de sucesso lançado para esse console, existe a série Sonic, the Hedgehog que merece destaque. O jogo foi criado para rivalizar com o personagem Mario, mascote da Nintendo. O ouriço azul virou o maior símbolo da SEGA. A velocidade do jogo tinha o objetivo de mostrar as vantagens do processador do Mega Drive em relação ao console de 16 bits da Nintendo.
Acessórios

O console original era baseado em cartuchos, podendo ser expandido através do acessório Sega CD para aceitar jogos gravados em CD. Esse acessório acrescentava um co-processador auxiliar idêndico ao do próprio Mega e permitia a exibição de vídeos.

Com o 32x, o sistema ganhava dois processadores auxiliares de 32 bits, com novos jogos baseados em cartucho sendo desenvolvidos para esse sistema. Esse acessório não teve grande popularidade pois não foram lançados muitos jogos para ele.

Também foram lançados outros acessórios como a Manecer (pistola para jogos de tiro). O Activator permitia dar socos e chutes no ar em jogos de luta. XBand era um modem que permitia jogar com outras pessoas conectadas em um serviço pago, além de mandar emails e acessar outros serviços online.

O controle original possuia apenas três botões, mas por ocasião do lançamento do jogo Street Fighter II para o console um joystick com seys botões de ação foi lançado e se tornou rapidamente o padrão de mercado.

Existia um adaptador para jogos de Master System, chamado de Power Base. Esse acessório só se encaixava corretamente no console original, nas demais versões, por mudanda na carcaça, só era possível usar o Power Base removendo o gabinete plástico do acessório e encaixando-o diretamente no Mega Drive.
Versões

Há três versões principais do sistema: O Mega Drive original, maior de todos, possuia uma saída de fone de ouvido com controle de volume e suporta todos os acessórios, incluindo o adaptador de Master System.

A segunda revisão do sistema era menor e não suporta corretamente o acessório de compatibilidade com Master System, mas suporta o Sega CD e 32X.

Após a "era dourada" foi lançada uma terceira revisão do console visando diminuir os gastos de produção e atingir o mercado mais popular. Essa versão não suporta Sega CD e 32X.

Uma versão portátil chamada de Nomad foi produzida por um curto período de tempo. Não se tornou popular pois o consumo de bateria era muito alto, a qualidade da tela era insuficiente e tinha um alto custo de comercialização.

O "Mega CDX" era um Mega Drive que incluía o acessório Sega CD embutido. Era possível usar o console como um "discman" através do uso de duas baterias AA. O Mega CDX é maior e mais pesado que os reprodutores de CD portáteis de hoje.

No Brasil a Tec Toy ainda produz duas versões barata de Mega Drive, voltada para o mercado popular. A primeira é o Mega Drive 3, sem entrada para cartuchos, sendo possível jogar apenas os 81 jogos de sua memória interna. O segundo é o Mega Drive Portátil, uma versão de bolso, diferente do Nomad, este possui tela de LCD de alta resolução e 20 jogos na memória. Não possui suporte a cartuchos, entrada para comunicação com PCs, limitando o console aos jogos de fábrica.
Jogos Mais Vendidos no Brasil

Lista divulgada em 2004 pela Tec Toy

* Mortal Kombat 3
* Sonic the Hedgehog 2
* Mortal Kombat II
* Super Monaco GP
* Castle of Illusion
* Ultimate Mortal Kombat 3
* Ayrton Senna's Super Monaco GP II
* FIFA Soccer '97 Gold
* Moonwalker
* Sonic Spinball

Especificações Técnicas

* Processador: Motorola 68000 16-bit com clock de 7,6 Mhz
* Vídeo: 512 cores e 64 cores simultâneas
* Áudio: 6 canais, estéreo
* Dimensões (larg X alt X comp): 28,5 x 5 x 22,5 cm
* Peso: 2,7 kg
* Mídia de armazenamento: Cartuchos

2 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Conte o que vc achou sobre o emulador(Bugs, duvidas, configurações...), é rapidinho ;)


***ATENÇÃO***
Não serão aceitos comentarios com:

* Palavras ofensivos.
* Spams.
* Textos em caixa-alta.
* Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
* Comentários duplicados.