Emuladores de Super Nintendo:Aqui
Super NintendoO Super Nintendo Entertainment System (Super Nintendo, Super NES ou apenas SNES) foi um videogame desenvolvido e lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 Nos EUA e 1992 na Europa. O código de modelo é SNS-001 e difere de país para país recebendo a respectiva letra ao final do número do modelo.
Com a CPU 65C816 de 16 bits com uma frequência de 3,58, 2,68 ou 1,79 Mhz foi desenvolvido para concorrer com o Mega Drive, da sua concorrente da época, a SEGA. Apesar de ter um chip de vídeo melhor que o Mega Drive, tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava slowdows em alguns jogos. A Nintendo só conseguiu bater a SEGA nessa época, quando esta passou a investir no seu próximo console, desprezando o Mega Drive.
Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro do mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas obtendo a cifra de 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e originou uma série da Nintendo.
História
Sendo o sucessor do Nintendinho (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), recebeu o nome de Super (Super NES e Super Famicom).
A versão européia do console é visualmente idêntica ao console japonês, diferenciando-se apenas no sistema de cores, que na Europa é PAL, enquanto nos EUA e Japão NTSC.
No Brasil chegou oficialmente no final de 1993, lançado pela Playtronic ( empresa pertencente a Gradiente e Estrela), que era a representante oficial da Nintendo no Brasil. Já vinha transcodificado para PAL-M e fora fabricado em Manaus até 2002, quando a Gradiente saiu do ramo.
A garantia de sucesso da Nintendo foi manter velhos parceiros como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei e Enix, que mantinham exclusividade da Nintendo nas séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest.
O Super NES, após anos de sucesso, foi seguido pelo Nintendo 64 no fim de 1996. O Nintendo 64 não obteve nem perto do mesmo sucesso sendo superado pelo Playstation.
Versões
Versão Norte Americana - Possui dois interruptores roxos e um botão para ejetar cartuchos. Possui cor cinza médio e é "quadrado".
Europeia e Japonesa - São mais arredondados com botões e teclas cinza-escuros.
Super NES 2 (SNES 2) - No japão é chamado de Super Famicom Jr. Tanto a versão japonesa quanto a americana são menores e arredondados. Os botões na versão Americana são roxos enquanto que na japonesa são cinza-escuros.
Todas as versões possuem encaixe para os cartuchos na parte superior, diferenciando-se apenas no formato base. O conector possui 62 pinos, mas a maioria dos jogos utilizam apenas os 46 centrais. Em todas as versões existem duas entradas para controles na parte frontal e uma para multi-conexão A/V da Nintendo. Esse multi conector é o mesmo usado no Nintendo 64 e no Game Cube e pode transmitir sinais RF, RGB, S-Video e composite video.
Controle
O controle origianal incluía um direcional digital, quatro botões em cruz (parecido com os de Playstation) nomeados como A, B, X e Y e dois botõe na parte superior: L e R, respectivamente nos lados esquerdo e direito. Os botões Start e Select ficavam no centro do controle.
Foi o primeiro controle a possuir os botões L e R chamados de "shoulder buttons". Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo.
Havia uma particuridade nos botões em cruz, os superiores X e Y eram côncavos, enquando os inferiores, A e B eram convexos. Na versão japonesa e européia esses botões tinham as cores azul, verde, vermelho e amarelo para os botões X, Y, A e B repectivamente. Na versão americana os botões X e Y eram lilás e os botões A e B azul.
Acessórios
Super NES Mouse - Lançado em 1992 é semelhante a um mouse comum utilizado em computadores. Tem dois botões e vinha com um mousepad. Era encaixado na mesma entrada de um contrele e compatível com vários jogos. O mais conhecido é o Mario Paint.
Super Scope - Arma semelhante ao Zapper do NES. Foi lançada em 1992. Não possuia fio e tinha mira telescópica.
Super Game Boy - Adaptador que permitia jogar cartuchos de Game Boy no SNES.
Satellaview - Modem exclusivo do japão. Inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.
Jetski Snes - trata-se de um controle em forma de jetski para simuladores.
Chips auxiliares - vários jogos vinham com chips, visando melhorar a parte gráfica e sonora, alguns deles:
* Super FX: Utilizado em Star Fox, Stunt Race FX e Vortex;
* Super FX2: Utilizado em Doom e Yoshi's Island;
* SA-1: Utilizado em Super Mario RPG, incrementando o efeito gráfico 3/4;
* C4: Utilizado em Megaman X2 e Megaman X3;
* DSP: Utilizado em Mario Kart e Pilotwings;
* DSP-4: Utilizado em Top Gear 3000;
* S-DD1: Utilizado em Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean.
A Nintendo planejou um acessório de CD para o Super Nintendo, mas as negociações com a Sony e Philips não funcionaram e as duas lançaram os seus próprios consoles baseados no projeto não concretizado com a Nintendo. A Sony lançou o Playstation e a Philips o CD-i.
Jogos
Abaixo uma lista de alguns jogos de Super Nintendo que merece destaque:
* Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
* Chrono Trigger
* Claymates
* Clay Fighter
* Clay Fighter 2
* Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!
* Super Mario All-Stars
* Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
* Donkey Kong Country
* F-Zero Final Fantasy II
* Final Fantasy III
* International Superstar Soccer
* Killer Instinct
* Mega Man X
* Mega Man X2
* Mega Man X3
* Mortal Kombat II
* Ultimate Mortal Kombat 3
* Sim City
* Super Street Fighter 2
* Super Mario Kart
* Super Mario World
* Super Mario World 2: Yoshi's Island
* Super Metroid Actraiser
* The Legend of Zelda: A Link to the Past Top Gear
Especificações Técnicas:
* Principal:
o Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
o Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 Mhz (variável)
o Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
* Gráfico:
o Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
o Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
o Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
o Paleta de cores: 32,768
o Número máximo de cores na tela: 256
o Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
o Número máximo de sprites: 128 sprites
* Som:
o Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
o Canais de som: 8 canais Sony S-DSP
o Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
o PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
o Som estéreo digital
* Outros:
o Resposta do controle: 16ms
o Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
o Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
o Mídia de armazenamento: cartucho com 4 MB (4096 Kilobytes)
o Sistema de cores: NTSC (60hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil;
Com a CPU 65C816 de 16 bits com uma frequência de 3,58, 2,68 ou 1,79 Mhz foi desenvolvido para concorrer com o Mega Drive, da sua concorrente da época, a SEGA. Apesar de ter um chip de vídeo melhor que o Mega Drive, tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava slowdows em alguns jogos. A Nintendo só conseguiu bater a SEGA nessa época, quando esta passou a investir no seu próximo console, desprezando o Mega Drive.
Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro do mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas obtendo a cifra de 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e originou uma série da Nintendo.
História
Sendo o sucessor do Nintendinho (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), recebeu o nome de Super (Super NES e Super Famicom).
A versão européia do console é visualmente idêntica ao console japonês, diferenciando-se apenas no sistema de cores, que na Europa é PAL, enquanto nos EUA e Japão NTSC.
No Brasil chegou oficialmente no final de 1993, lançado pela Playtronic ( empresa pertencente a Gradiente e Estrela), que era a representante oficial da Nintendo no Brasil. Já vinha transcodificado para PAL-M e fora fabricado em Manaus até 2002, quando a Gradiente saiu do ramo.
A garantia de sucesso da Nintendo foi manter velhos parceiros como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei e Enix, que mantinham exclusividade da Nintendo nas séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest.
O Super NES, após anos de sucesso, foi seguido pelo Nintendo 64 no fim de 1996. O Nintendo 64 não obteve nem perto do mesmo sucesso sendo superado pelo Playstation.
Versões
Versão Norte Americana - Possui dois interruptores roxos e um botão para ejetar cartuchos. Possui cor cinza médio e é "quadrado".
Europeia e Japonesa - São mais arredondados com botões e teclas cinza-escuros.
Super NES 2 (SNES 2) - No japão é chamado de Super Famicom Jr. Tanto a versão japonesa quanto a americana são menores e arredondados. Os botões na versão Americana são roxos enquanto que na japonesa são cinza-escuros.
Todas as versões possuem encaixe para os cartuchos na parte superior, diferenciando-se apenas no formato base. O conector possui 62 pinos, mas a maioria dos jogos utilizam apenas os 46 centrais. Em todas as versões existem duas entradas para controles na parte frontal e uma para multi-conexão A/V da Nintendo. Esse multi conector é o mesmo usado no Nintendo 64 e no Game Cube e pode transmitir sinais RF, RGB, S-Video e composite video.
Controle
O controle origianal incluía um direcional digital, quatro botões em cruz (parecido com os de Playstation) nomeados como A, B, X e Y e dois botõe na parte superior: L e R, respectivamente nos lados esquerdo e direito. Os botões Start e Select ficavam no centro do controle.
Foi o primeiro controle a possuir os botões L e R chamados de "shoulder buttons". Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo.
Havia uma particuridade nos botões em cruz, os superiores X e Y eram côncavos, enquando os inferiores, A e B eram convexos. Na versão japonesa e européia esses botões tinham as cores azul, verde, vermelho e amarelo para os botões X, Y, A e B repectivamente. Na versão americana os botões X e Y eram lilás e os botões A e B azul.
Acessórios
Super NES Mouse - Lançado em 1992 é semelhante a um mouse comum utilizado em computadores. Tem dois botões e vinha com um mousepad. Era encaixado na mesma entrada de um contrele e compatível com vários jogos. O mais conhecido é o Mario Paint.
Super Scope - Arma semelhante ao Zapper do NES. Foi lançada em 1992. Não possuia fio e tinha mira telescópica.
Super Game Boy - Adaptador que permitia jogar cartuchos de Game Boy no SNES.
Satellaview - Modem exclusivo do japão. Inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.
Jetski Snes - trata-se de um controle em forma de jetski para simuladores.
Chips auxiliares - vários jogos vinham com chips, visando melhorar a parte gráfica e sonora, alguns deles:
* Super FX: Utilizado em Star Fox, Stunt Race FX e Vortex;
* Super FX2: Utilizado em Doom e Yoshi's Island;
* SA-1: Utilizado em Super Mario RPG, incrementando o efeito gráfico 3/4;
* C4: Utilizado em Megaman X2 e Megaman X3;
* DSP: Utilizado em Mario Kart e Pilotwings;
* DSP-4: Utilizado em Top Gear 3000;
* S-DD1: Utilizado em Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean.
A Nintendo planejou um acessório de CD para o Super Nintendo, mas as negociações com a Sony e Philips não funcionaram e as duas lançaram os seus próprios consoles baseados no projeto não concretizado com a Nintendo. A Sony lançou o Playstation e a Philips o CD-i.
Jogos
Abaixo uma lista de alguns jogos de Super Nintendo que merece destaque:
* Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
* Chrono Trigger
* Claymates
* Clay Fighter
* Clay Fighter 2
* Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!
* Super Mario All-Stars
* Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
* Donkey Kong Country
* F-Zero Final Fantasy II
* Final Fantasy III
* International Superstar Soccer
* Killer Instinct
* Mega Man X
* Mega Man X2
* Mega Man X3
* Mortal Kombat II
* Ultimate Mortal Kombat 3
* Sim City
* Super Street Fighter 2
* Super Mario Kart
* Super Mario World
* Super Mario World 2: Yoshi's Island
* Super Metroid Actraiser
* The Legend of Zelda: A Link to the Past Top Gear
Especificações Técnicas:
* Principal:
o Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
o Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 Mhz (variável)
o Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
* Gráfico:
o Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
o Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
o Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
o Paleta de cores: 32,768
o Número máximo de cores na tela: 256
o Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
o Número máximo de sprites: 128 sprites
* Som:
o Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
o Canais de som: 8 canais Sony S-DSP
o Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
o PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
o Som estéreo digital
* Outros:
o Resposta do controle: 16ms
o Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
o Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
o Mídia de armazenamento: cartucho com 4 MB (4096 Kilobytes)
o Sistema de cores: NTSC (60hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil;
2 comentários:
Desculpe Anônimo, mas nas postagens de apresentação das categorias não é permitido links.
Você podia me falar um site de baixar jogos de Super Nintendo?
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Conte o que vc achou sobre o emulador(Bugs, duvidas, configurações...), é rapidinho ;)
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