Playstation



Emuladores de Playstation:Aqui


PlaystationO Playstation é o primeiro videogame produzido pela Sony, lançado no início de Dezembro de 1994 no Japão e em Setembro de 1995 nos EUA. Desde o seu lançamento até 2004, ano que sua produção foi encerrada, chegou a vender mais de 100 milhões de unidades.
História

A história do Playstation começa nos anos de ouro do Super Nintendo. Firmando um contrato com a Nintendo, a Sony deveria produzir um leitor de CDs para o videogame de 16 bits. Foi chamado na época de Super Disc, o console deveria rodar os cartuchos de SNES e CDs de "multimídia" da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CDs.

Após o projeto já estar em estágio avançado, a Sony conseguiu o direito a exclusividade na distribuição mundial da nova plataforma que fora criada por Ken Kutaragi (desenvolvedor do chip de aúdio do SNES na Sony) e também os direitos sobre os kits de desenvolvimentos. A notícia não era nem um pouco boa para a Nintendo que gostava de querer controlar toda a produção.

Um dia depois do anuncio da Sony sobre o console que recebeu o novo nome de PlayStation, A Nintendo foi ao publico para seu próprio anúncio. Ao invés de efetuar um pacto com a Sony, revelaram que estavam criando um leitor de CD para o SNES com a Phillips. Esse foi o Fim da "parceria", se é que esta existiu!!!!

Após essa bagunça toda, a Sony esperou até 1993 para anunciar o PlaStation - X (isso explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidade gráfica 3D e sem nenhuma ligação com a Nintendo. Com um design simples (criado por Kutaragi) e extremamente poderoso e elegante para a época.

Como hardware não salva plataforma (estão de exemplo a Atari e a 3DO) a Sony precisava de jogos de qualidade para o PSX. Então começou a corrida para seduzir as softhouses.

Com a compra da Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, a Sony estava pronta para produzir em larga escala o aparelho. Em parceria com a Namco, o que resultou no jogo Ridge Racer, um jogo para fliperama baseado na placa de PlayStation e que foi usado como carro chefe para o lançamento do console.

Foi lançado em dezembro de 1994 no japão, apenas alguns dias depois do Saturn. Tinha o custo aproximado de 700 reais, o aparelho teve de imediato a aceitação do público. O PlayStation foi considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o Walkman.

Em 1995, o Playstation rouba a cena na E3, despertando interesse da imprensa, do público americano e principalmente dos produtores ocidentais.(nessa feira os seus rivais eram o Saturn e o Virtual Boy). Em 9 de Setembro de 1995 a Sony lança seu console nos EUA, custando 299 dólares.

No Brasil, o Playstation não foi vendido oficialmente simplesmente porque a Sony não se dispôs a concorrer com a pirataria, o Presidente da Sony, Minoru Itaya disse isso em duas oportunidades:

É difícil construir um plano de negócios. O console não dá lucro em lugar nenhum do mundo, só a venda de jogos", explica Minoru Itaya, presidente da subsidiária brasileira da Sony. "Como dá para trazer um aparelho que poderia custar no máximo mil reais se as pessoas não comprariam os jogos de nós, nem custando dez, vinte reais? Não haveria como cobrir os gastos com o hardware. Só poderíamos fazer algum plano nesse sentido se os piratas desaparecessem.

Fonte: INFO Online

O Playstation tem dois obstáculos para o lançamento no Brasil: a pirataria e uma disputa judicial pelo nome. Não temos condições de competir com um jogo que custa 10 reais vendendo um produto por 80 reais. Além disso, o nome Playstation e a sigla PS2 já estão registrados no Brasil por outra empresa. Sem a regularização do nome não podemos lançar o videogame por aqui.

Fonte: INFO Online
Especificações Técnicas

* CPU: 3000C (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz
* GPU 3D: embutida na CPU, capaz de gerar 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.
* GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480 pixels.
* Som: pode reproduzir fontes em PCM em até 24 canais e qualidade de CD (44.1 Khz). Suporta o formato MIDI.
* Memória: 2 megabytes de RAM, 1 megabyte de RAM dedicada a vídeo.
* CD-ROM: 2x, toca CDs de audio.
* Multiplayer: permite que até 3 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Conte o que vc achou sobre o emulador(Bugs, duvidas, configurações...), é rapidinho ;)


***ATENÇÃO***
Não serão aceitos comentarios com:

* Palavras ofensivos.
* Spams.
* Textos em caixa-alta.
* Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
* Comentários duplicados.