Nintendo

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/df/Nintendo_entertainment_system.png


Emuladores de Nintendo 8Bit: Aqui


Nintendo (Nes)O Nintendo Entertainment System (NES) foi originalmente lançado no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer (Famicom), o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado no mercado americano em 1985. O NES/Famicom foi o console de maior sucesso em sua época e ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estavelecer novos padrões que seriam seguidos pela indústria.

O NES foi o primeiro console a ser produzido por terceiros e também se apoiar em jogos desenvolvidos por terceiros (não pelo próprio fabricante). Seu código e modelo é NES-001.

Em toda a vida do console foram vendidos mais de 60 milhões de aparelhos, ficando atrás apenas das franquias Game Boy e Playstation como console mais vendido.
História

A Nintendo fez grande sucesso com seus jogos de Arcade lançados no começo dos anos 80 e para dar continuidade planejava lançar seu próprio console. Inicialmente o projeto contava com um processador de 16 bits e drive para disquetes, mas essas especificações estavam fora da realidade tecnológica da época. Em 15 de julho de 1983 a empresa lançou no Japão o Nintendo Family Computer (Famicom), o console tinha um processador de 8 bits e funcionava com cartuchos (bem modesto em relação ao projeto inicial). O design do Famicom foi feito para que o console parecesse com um brinquedo. Possuia duas cores (vermelho e branco) e apresentava controles totalmente diferentes dos padrões da época. O videogame possuia uma porta de expansão e muitos acessórios seriam lançados para serem plugados a ela.

O Famicom foi muito criticado por alguns erros de programação o que fez a Nintendo ter que executar um recall de todos os consoles vendidos no primeiro ano de vida do aparelho e parar temporariamente a sua produção. Após solucionado o problema, o Famicom voltou a ser comercializado se tornando o console mais vendido no Japão no final de 1984.

Com tanto sucesso, a Nintendo tinha interesse em lançar o sistema no mercado ocidental. A empresa tentou negociar com a Atari o lançamento de seu videogame no mercado Americano, sob o nome de "Nintendo Enhanced Video System", mas a Atari estava trabalhando em seu próprio cosnsole de 8 bits e não demonstrou interesse. A Nintendo não desistiu e resolveu lançar o console sozinha. Em Junho de 1985 o Nintendo Entertainment System (NES) foi apresentado na feira Consumer Electronics Show. O sistema havia sido totalmente redesenhado, apresentando um layout mais moderno e sério. Na feira a Nintendo apresentava o console como um centro de entretenimento para enfatizar as vantagens do sistema.

Oficialmente foi lançado no dia 18 de Outubro de 1985 me New York (EUA), para testes de aceitação de mercado foram disponibilizados apenas 50.000 unidades que se esgotaram rapidamente. Esse fato fez a Nintendo lançar o console no resto do país em Fevereiro de 1986. Mais tarde foi lançado na Europa, Austrália e Brasil.

Apesar da concorrência forte do Sega Master System, manteve-se na liderança do mercado Japonês e americado durante uma década.

Nos anos 90 devido a renovação tecnológica que ocorria na época, o sistema foi substituido por consoles mais modernos. A Nintendo norte-americana continuou dando suporte ao console até 1995. No oriente, a Nintendo produziu novas versões do Famicom até 2003. Isso deu um tempo de vida oficial para a plataforma de 20 anos, o maior entre todos os consoles lançados até hoje.
Clones NES/Famicom

Os clones são cópias não - oficiais do hardware do NES e que conseguem executar jogos originalmente desenvolvidos para ele. Mais de 300 clones foram catalogados em todo o mundo e muitos ainda hoje são produzidos. Em alguns países, onde o NES não foi lançado, só conheceram os clones. Na antiga União Soviética existia o Dendy Junior, um clone que imita o desenho do Famicom. Com a tecnologia existente hoje é possível reproduzir todas as funções do NES em apenas um único chip, o que permitiu a criação de alguns clones portáteis como o Pocket Famicom.

Os jogos também foram alvo de pirataria. Mesmo possuindo um sistema de verificação do cartucho, o chip 10NES, não foi possível evitar as cópias ilegais. O caso mais famoso é o da Tengen, linha de acessórios criada pela Atari e que lançou diversos jogos não licenciados para NES. A Tengen desenvolveu um chip chamado de Rabbit, chone do 10NES, que permitia que seus jogos funcionacem no NES original.

O NES só foi lançado no Brasil em 1993. Antes disso muitos fabricantes lançaram diversos clones com cartuchos próprios e suporte técnico. Os primeiros a surgirem, em 1989 foram o Top Game VG-8000 (CCE), o Dynavision II (Dynacom), o Phantom System (Gradiente) e o BIT System (Dismac). O primeiro e o segundo utilizavam slot de cartuchos de 60 vias compatível com FAmicom, os dois últimos utilizavam slots de 72 vias compatíveis com o NES.

Em 1990 vieram o Super Charger (IBTC), Hi-Top Game (Milmar) e Top Game VG-9000 (CCE). O primeiro utilizava slot de 60 vias e os demais de 72 vias. O Top Game VG-9000 aprensentava apresentava a vantagem de possuir os dois slots. Em 1991 a exemplo da CCE, a Dynacom lança uma versão revisada do Dynavision II com o sistema dual-slot. No ano de 1992 outro clone bastante curioso é lançado: o Geniecom, o aparelho possuia um Game Genie embutido, possibilitando trapacear nos jogos sem a necessidade de acessórios separadamente.

Atualmente os clones de NES no Brasil são o Dynavison Extreme (Dynacom) e o Poilystation (encontrado em camelôs).
Especificações Técnicas

* CPU: Processador de 8-bit desenvolvido pela Ricoh baseado na arquitetura MOS 6502, com hardware de som customizado e um controlador de DMA restrito.
o Diferenças regionais
+ A versão NTSC, chamada de RP2A03, funciona com a freqüência de 1.79 MHz; esta CPU também foi utilizada nos hardwares do PlayChoice-10 e Nintendo Vs. Series.
+ A versão PAL, chamada de RP2A07, funciona com a freqüência de 1.66 MHz.
o RAM principal: 2 KiB + memória RAM expandida (se presente no cartucho).
o ROM: Até 48 KiB para a ROM, RAM expandida e I/O do cartucho; a técnica de bank switching pode expandir consideravelmente este limite.
o Áudio: Cinco canais sonoros.
+ 2 canais de onda senoidal com ciclos de trabalho variáveis (25%, 50%, 75%, 87.5%), controle de volume de 16 níveis, suporte a pitch-bend via hardware e freqüências que variam de 54Hz a 28kHz.
+ 1 canal de onda triangular de volume fixo, com freqüências varando de 27Hz a 56kHz.
+ 1 canal de ruído-branco com controle de volume de 16 níveis e suporte a dois modos (ajustando-se as entradas de um LFSR - Linear Feedback Shift Register) em 16 freqüências pré-programadas.
+ 1 canal de modulação de código delta pulse (DPCM) de 6-bit, utilizando codificação delta de 1-bit com 16 taxas de amostragem pré-programadas, variando de 4.2 kHz a 33.5 kHz; também capaz de reproduzir som PCM padrão utilizando valores individuais de 7-bit em intervalos temporizados.
* Unidade de processamento de imagem (GPU): Processador de vídeo customizado da Ricoh
o Diferenças regionais
+ A versão NTSC, chamada de RP2C02, funciona com a freqüência de 5.37 MHz e possui saída composite video.
+ A versão PAL, chamada de RP2C07, funciona com a freqüência de 5.32 MHz e possui saída composite video.
+ A versão encontrada no PlayChoice-10, chamada de RP2C03, funciona com a freqüência de 5.37 MHz e possui saída RGB (em freqüências NTSC).
+ As versões encontradas no Nintendo Vs. Series, chamadas de RP2C04 e RP2C05, funcionam com a freqüência de 5.37 MHz e possuem saída RGB (em freqüências NTSC) utilizando paletas de cor irregulares, a fim de prevenir a troca fácil das ROMs dos jogos.
o Paleta: 48 cores 5 cinzas na paleta básica; o vermelho, verde e azul podem ser escurecidos individualmente em regiões específicas da tela, utilizando-se código cuidadosamente temporizado.
o Cores na tela: 25 cores em uma varredura (cor de fundo + 4 conjuntos de 3 cores de tiles + 4 conjuntos de cores de 3 sprites), não incluindo o de-emphasis cromático.
o Sprites suportados pelo hardware
+ Máximo de sprites na tela: 64 (sem recarregar os sprites do meio da tela).
+ Tamnho dos sprites: 8×8 ou 8×16 pixels (selecionados de maneira global para todos os sprites).
+ Número máximo de sprites em uma varredura: 8, utlizando um sinalizador para indicar quando sprites adicionais são pulados (para permitir ao software rotacionar as prioridades dos sprites, causando flicker).
*
o Memória interna da GPU: 256 bytes de memória de RAM para as posições/atributos dos sprites ("OAM") e 28 bytes de memória (para permitir a seleção das cores de fundo e dos sprites) em barramentos separados dentro da GPU.
o Memória externa da GPU (Memória de vídeo): 2 KiB de memória RAM na placa do NES para mapeamento e atributos de tiles + 8 KiB de memória ROM ou RAM no cartucho para padrões de tile (com o bankswitching, teoricamente qualquer quantidade poderia ser usada, mas com aumento nos custos de produção).
o Scrolling layers: 1 layer, embora a rolagem horizontal pudesse ser alterada em uma base individual para cada linha (bem como a rolagem vertical, utiliando técnicas mais avanças de programação).
o Resolução: 256×240 pixels, embora a maioria dos jogos NTSC utilizasse apenas 256×224 já que as 8 linhas de varredura do topo e da base não eram visíveis na maioria dos televisores (devido ao overscan); para se obter largura de banda adicional para a memória de vídeo, a tela podia ser desativada antes que o raster atingisse a parte inferior.
o Saída de vídeo
+ NES: saída RCA composite e saída por modulador RF.
+ Famicom e NES 2: apenas saída por modulador RF.
+ AV Famicom: apenas saída composite video, através de um conector "multi-out" proprietário da Nintendo, inicialmente introduzido pelo Super Famicom/SNES.
+ Nintendo Vs. Series: saída de vídeo RGB invertida.
+ PlayChoice 10: saída de vídeo RGB invertida.

2 comentários:

andava à procura deste emulador, tanks

...eu tinha o Top Game VG-8000 .... e o cartucho do "De volta para o Futuro" ... massa demais!!!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Conte o que vc achou sobre o emulador(Bugs, duvidas, configurações...), é rapidinho ;)


***ATENÇÃO***
Não serão aceitos comentarios com:

* Palavras ofensivos.
* Spams.
* Textos em caixa-alta.
* Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
* Comentários duplicados.